GCNBRASIL.

Gestão de Crises e Continuidade dos Negócios

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Se você tinha dúvidas de que Segurança da Informação é uma questão a ser considerada na Continuidade dos Negócios considere uma palavra: SONY

Email Print PDF

Os ataques sofridos pela Sony e as subsequentes ameaças para a empresa e sua cadeia de fornecedores, tornaram-se a maior história de 2014, um ano de muitos incidentes.  O que começou como uma “outra história de violação” rapidamente evoluiu para um incidente que afetou a continuidade dos negócios e a reputação da empresa.

Em 19 de dezembro o FBI publicou uma atualização sobre o Cyber ataque à SONY. Os destaques incluem:

•    ”No final de novembro, a SPE - Sony Pictures Entertainment confirmou que foi vítima de um ataque cibernético que destruiu sistemas e roubou grandes quantidades de dados pessoais e comerciais. Um grupo que se autodenomina o "Guardiões da Paz" reivindicou a responsabilidade pelo ataque e posteriormente fez ameaças contra SPE, seus funcionários e cinemas que exibirem seus filmes ".
•    ”O FBI determinou que a intrusão na rede da SPE consistiu na implantação de malware destrutivo e o roubo de informações de propriedade, bem como informações de identificação pessoal dos funcionários. Os ataques também afetaram milhares de computadores da SPE, fazendo com que a empresa deixasse sua rede de computadores off-line, o que interrompeu significativamente suas operações."
•    "Depois de descobrir a intrusão em sua rede, a SPE solicitou a assistência do FBI. Desde então, o FBI tem trabalhado em estreita colaboração com a empresa.  A Sony reportou o incidente em questão de horas, que é o esperado pelo FBI diante de um ataque cibernético. A rápida comunicação facilitou a investigação e a identificação da origem dos ataques".
•    "Como resultado dessa investigação o FBI já tem informações suficientes para concluir que o governo norte-coreano é responsável pelas ações."

O ataque Sony deve provocar arrepios na espinha dos gerentes de continuidade dos negócios, mas ele serve para enfatizar o quão importante é para os gestores de continuidade se envolverem com segurança da informação.  O assunto é muito importante para simplesmente se confiar em uma área ou departamento de TI, ou até mesmo numa equipe de segurança da informação dedicada.  É hora de destruir os silos uma vez por todas.

Fonte: Continuity Central

 

PUBLICIDADE


Translate

Portuguese English French German Italian Spanish

Creative Commons License
Site GCNBRASIL - Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.