GCNBRASIL.

Gestão de Crises e Continuidade dos Negócios

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

BS 25999-2 X ISO22301. Novos Tempos para a GCN

Email Print

Qual a diferença entre a BS 25999-2 e a nova e recém lançada ISO22301? Lançada em Maio 2012 a ISO22301 vem substituir a BS25999-2 britânica, com algumas exigências a mais para um BCMS – Business Continuity Management System, ou seja, um Sistema de Gestão de Continuidade dos Negócios.

Quando se fala de “sistema” não estamos aqui falando de equipamentos, mainframes, etc., mas sim de princípios para balizar a implementação de novas regras para uma melhor Gestão de Continuidade dos Negócios. A ISO22301 é fortemente baseada no modelo PDCA - Planejar-Fazer-Controlar-Agir/Atuar, assim como a BS 25999. O PDCA é referência para outras normas de administração, qualidade e padrões de sistemas complexos.  Neste caso, o PDCA fica mais evidente na ISO 22301 e suas aplicações.

A “Métrica de Monitoramento de Desempenho”, ou seja, a frequência com a atualização dos BIAs, risk assessments, número de planos catalogados, informações de processos críticos, quantidade exercícios de recuperação completados, etc. é um dos itens principais da ISO22301.

O “Planejamento e Controle Operacional” têm como ênfase o adequado planejamento operacional e as ferramentas de controles para um modelo de BCMS – Business Continuity Management System.

É certo que teremos um período de transição, isto até é esperado pelos especialistas em diversas partes do mundo. Seguindo a linha da ISO22301, ela expõe expectativas mais claras em relação à administração da continuidade dos negócios e os resume em uma única seção.

A ISO 22301 solucionará uma das deficiências da BS 25999-2, que exigirá um planejamento muito mais cuidadoso para o preparando dos recursos necessários para assegurar a continuidade dos negócios - essas exigências estão agora, muito mais claramente estruturadas e de fácil compreensão. 
 
As Organizações que já implementaram a certificação e os requisitos da BS 25999-2, e quiserem se adequar as melhorias da ISO 22301, terão sem dúvida, que prestar mais atenção aos detalhes e terão que investir mais tempo em preparo (de pessoal e da organização) para manter um sistema funcional e eficiente sempre com foco na manutenção da continuidade das operações em casos de intempéries.  Isto sem duvida fará com que as organizações mantenham sua credibilidade fortalecida no mercado.

 

PUBLICIDADE

PARCEIROS


Translate

Portuguese English French German Italian Spanish

Creative Commons License
Site GCNBRASIL - Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.