Para você que está iniciando um novo projeto de GCN, uma das melhores maneiras de começar é ler alguns livros sobre o assunto. Infelizmente, no Brasil não existe muito material disponível. A grande maioria da literatura é encontrada somente em inglês. Apresentarei uma pequena lista da literatura que aborda o tema GCN e que pode ajudar nesta jornada.
• Definitive Handbook of Business Continuity Management, Third Edition, Andrew Hiles, FBCI. Publicado a mais de 10 anos, O “Manual” é um livro clássico sobre GCN. Inclui estudos de casos, exemplos e listas de verificação e ajuda a esclarecer o tema GCN para aqueles novos na profissão.
• Risk Management Approach to Business Continuity , Julia Graham, FBCI, e David Kaye, FBCI. Este livro foi escrito por dois pioneiros da GCN e membros da equipe do British Standards Institution (BSI) responsável pela criação dos padrões britânicos e internacionais para a gestão de risco.
• Principles and Practices of Business Continuity: Tools and Techniques, Jim Burtles, FBCI. Um livro abrangente escrito por Jim Burtles, um dos fundadores do Business Continuity Institute. O livro vem com um kit de ferramentas de GCN em CD com 24 ferramentas de planejamento e análise.
• Disaster Recovery Testing: Exercising Your Contingency Plan , Philip Rothstein, FBCI. Este livro foi escrito em conjunto por 30 profissionais de GCN/DRP para ajudar você a desenvolver e testar seu plano de continuidade e de recuperação de desastres.
• Business Continuity: Best Practices, Andrew Hiles, FBCI . Este livro é voltado para aqueles que são novos na profissão e os veteranos que querem se atualizar sobre as melhores práticas de GCN.
• Building an Enterprise-Wide Business Continuity Program, Kelley Okolita, MBCP. O livro apresenta as etapas para implementação da GCN de forma prática e com exemplos.
• Exercising for Excellence, Crisis Solutions. O livro é destinado ao profissional encarregado do planejamento e execução dos testes de um PCN.
O que faz um bom livro de GCN?
Procurando na internet você encontrará muitos livros sobre GCN, escritos ao longo dos anos. Tenho observado que sua maioria aborda questões conceituais e não práticas atendendo a comunidade acadêmica, que se tornou um grande consumidor de livros desta disciplina, devido ao crescimento dos cursos de graduação e pós-graduação, como os oferecidos pela Norwich University .
Em minha opinião a principal característica de um bom livro de GCN é uma abordagem simples e prática, não simplesmente dizendo “o que”, mas também o “como”. O fornecimento de modelos é uma característica bastante positiva, porque ajudam aos profissionais iniciantes a apresentar resultados rápidos e com baixo custo. É certo que estes modelos devem ser adaptados a realidade e a cultura da sua empresa, mas sem dúvida são um ótimo ponto de partida.