GCNBRASIL.

Gestão de Crises e Continuidade dos Negócios

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Livros de Gestão de Continuidade dos Negócios

Email Print

Para você que está iniciando um novo projeto de GCN, uma das melhores maneiras de começar é ler alguns livros sobre o assunto.  Infelizmente, no Brasil não existe muito material disponível. A grande maioria da literatura é encontrada somente em inglês. Apresentarei uma pequena lista da literatura que aborda o tema GCN e que pode ajudar nesta jornada.  


•  Definitive Handbook of Business Continuity Management, Third Edition, Andrew Hiles, FBCI.  Publicado a mais de 10 anos, O “Manual” é um livro clássico sobre GCN.  Inclui estudos de casos, exemplos e listas de verificação e ajuda a esclarecer o tema GCN para aqueles novos na profissão.

•  Risk Management Approach to Business Continuity , Julia Graham, FBCI, e David Kaye, FBCI.  Este livro foi escrito por dois pioneiros da GCN e membros da equipe do British Standards Institution (BSI) responsável pela criação dos padrões britânicos e internacionais para a gestão de risco.

•  Principles and Practices of Business Continuity: Tools and Techniques, Jim Burtles, FBCI.  Um livro abrangente escrito por Jim Burtles, um dos fundadores do Business Continuity Institute.  O livro vem com um kit de ferramentas de GCN em CD com 24 ferramentas de planejamento e análise.

•  Disaster Recovery Testing: Exercising Your Contingency Plan , Philip  Rothstein, FBCI.  Este livro foi escrito em conjunto por 30 profissionais de GCN/DRP para ajudar você a desenvolver e testar seu plano de continuidade e de recuperação de desastres.

•  Business Continuity: Best Practices, Andrew Hiles, FBCI .  Este livro é voltado para aqueles que são novos na profissão e os veteranos que querem se atualizar sobre as melhores práticas de GCN.

• Building an Enterprise-Wide Business Continuity Program, Kelley Okolita, MBCP. O livro apresenta as etapas para implementação da GCN de forma prática e com exemplos.

• Exercising for Excellence, Crisis Solutions. O livro é destinado ao profissional encarregado do planejamento e execução dos testes de um PCN. 

O que faz um bom livro de GCN?

Procurando na internet você encontrará muitos livros sobre GCN, escritos ao longo dos anos.  Tenho observado que sua maioria aborda questões conceituais e não práticas atendendo a comunidade acadêmica, que se tornou um grande consumidor de livros desta disciplina, devido ao crescimento dos cursos de graduação e pós-graduação, como os oferecidos pela Norwich University .

Em minha opinião a principal característica de um bom livro de GCN é uma abordagem simples e prática, não simplesmente dizendo “o que”, mas também o “como”. O fornecimento de modelos é uma característica bastante positiva, porque ajudam aos profissionais iniciantes a apresentar resultados rápidos e com baixo custo. É certo que estes modelos devem ser adaptados a realidade e a cultura da sua empresa, mas sem dúvida são um ótimo ponto de partida.


 

 

PUBLICIDADE

PARCEIROS


Translate

Portuguese English French German Italian Spanish

Creative Commons License
Site GCNBRASIL - Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.